terça-feira, 24 de junho de 2014
Atividade 3.2 Projeto
Tópico Traçando o histórico da relação escola/comunidade
O Projeto O Brincar no contexto escolar como fator de desenvolvimento da criança da Educação Infantil.
Trazem a possibilidade de compreender os mais diversos conhecimentos através de múltiplas linguagens do brincar, também realizado nas Datas Comemorativas como de pais, mães, e outras.
Público alvo Todos os Alunos
Período de Realização: durante o ano letivo de 2014.
Da Escola de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni.
Prof.ª Neuza S. A. Costa
1-Tema
A importância do brincar no desenvolvimento da criança nas salas de educação infantil.
2-Titulo
O Brincar no contexto escolar como fator de desenvolvimento da criança.
3- Questão Problema
Como o brincar contribui para superar as dificuldades no desenvolvimento da aprendizagem da criança.
4- Objetivo
4.1 - Objetivo Geral
• Demonstrar a importância do brincar como recurso pedagógico da Educação Infantil.
4.2 - Objetivos Específicos
• Desenvolver atividade com brincadeiras para despertar a criatividade da criança;
• Perceber a importância dada às brincadeiras pelos professores da Escola de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni.
5 - PROCEDIMENTOS
Cabe a nós educadores esta promovendo atividades lúdicas que contribua com objetivos que levam as crianças nas participações e descobertas de aprendizados, dando novos conhecimentos nas atividades envolvidas da instituição escolar de ensino.
Para a criança o brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. A criança desde muito cedo pode se comunicar por meio de gestos, sons e ações cotidianas. As brincadeiras fazem com que a criança desenvolva sua imaginação e habilidades. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação, amadurecendo suas capacidades por meio de interação.
A atividade com o brincar é um instrumento que possibilita as crianças a aprenderem relacionar-se com outros, promovendo maior desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo. Por meio do brincar, a criança experimenta, descobre, inventa, adquire habilidades, além de estimular a criatividade, autoconfiança, curiosidade, autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração devido à situação das habilidades com as brincadeiras. O eixo da infância e o brincar são um dos meios para o crescimento, e por ser dinâmico, o brinquedo oportuniza o surgimento de comportamentos, padrões e normas espontâneas. Caracteriza-se por ser natural, viabilizando a criança uma exploração do mundo exterior, quanto interior. Através dos brinquedos algumas carências das crianças são satisfeitas, encontradas na brincadeira representando sistema que integra a vida social da criança, funcionando como formação para a personalidade que vai se constituindo. Segundo “Piaget (1975) e Winnicott (1975), conceitos como jogo, brinquedo e brincadeira são formados ao longo de nossa vivência. É a forma que cada um utiliza para nomear o seu brincar. ”
Na vivência de troca dos afetos e estabelecimento de vínculos por meio das brincadeiras, a criança interage com seu ambiente e com outras crianças, facilitando inclusive o desenvolvimento da aprendizagem, da leitura e da escrita em seu devido tempo. A introdução do lúdico na vida escolar do educando torna-se uma forma eficaz de repassar pelo universo infantil para imprimir-lhe o universo adulto. Promover uma alfabetização significativa a prática educacional é a proposta do lúdico. Através das atividades lúdicas na escola, de acordo Luckesi (2000, p.21) pode-se “auxiliar o educando a ir para o centro de si mesmo, para a sua confiança interna e externa; não é, também, difícil, coisa tão especial estimulá-lo à ação, como também ao pensar”.
A educação por meio do lúdico possibilita um favorável crescimento da criança, investindo numa elaboração íntegra do conhecimento infantil. Enquanto joga e brinca, podem ser recriados conceitos cotidianos, compreendendo, encenando, reelaborando a realidade, contribuindo assim para uma maneira melhor de se relacionar com o outro e desenvolvendo sua identidade e autonomia. O lúdico como método pedagógico prioriza a liberdade de expressão e criação. Por meio da atividade prática, a criança aprende de uma forma menos rígida, mais tranqüila e prazerosa, possibilitando o alcance dos mais diversos níveis do desenvolvimento. Cabe assim, uma estimulação por parte do adulto/professor para a criação de ambiente que favoreça a propagação do desenvolvimento infantil, por intermédio da ludicidade.
6 - Justificativa:
A finalidade deste projeto é considerar a importância das brincadeiras para o processo de ensino e aprendizagem e o fato de que é por meio dela e na interação com as descobertas que a criança aprimora a sua percepção, interpreta e dá representatividade ao mundo que se insere, o projeto de pesquisa será desenvolvido com atividades previstas na qual desperta o interesse e curiosidade de participação.
A brincadeira é uma atividade que possibilita a sensação do experimentar, e desperta na criança o gosto de aprender. Nela está presente a linguagem e toda bagagem trazidas de seus contextos de vida, que são elementos essenciais para a construção e aquisição de conhecimento, e crescimento.
O brincar além de ser uma atividade prazerosa leva a criança a interagir e desenvolver um relacionamento mútuo. Durante essa convivência, no momento do brincar, ela pode ser despertada e levada a ter um melhor aprendizado expressando suas emoções e sentimentos. A emissão deste conhecimento passa pela linguagem oral e ações de seu cotidiano.
A partir de experiências do educador, e da observação mediante conversas e relatos de outras colegas, percebe-se a necessidade de trabalhar o brincar como necessidade no ensino pedagógica, pois acreditamos que este seja um dos desafios que deram novas oportunidades de descobertas no ensino e nas aprendizagens, provocar desafios, estimular a inteligência, gerar interesse pelo aprendizado, bem como desenvolver a interação nas atividades da Educação Infantil. Pois este é o desafio de todos nós educadores.
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