segunda-feira, 25 de abril de 2011
Atividade de Reflexão do modulo II do Respeito às diferenças
Neuza de Souza Araújo 25/04/11
DESENVOLVIMENTO:
Trabalhar as diferenças em sala de aula com as crianças de educação Infantil. Em primeiro lugar trabalhar a leitura com a historinha do patinho feio, e da tartaruga e a lebre e depois contar a história de maneira simples que a criança possa entender, sobre as diferenças, exemplo, a do patinho feio contar e explicar que o patinho não era feio, e sim que apenas ele era diferente, e que tinha suas qualidades, e nem por isso devemos rejeitar as crianças diferentes, assim mostrar para as crianças que existem crianças diferentes, pessoas diferentes, e que devemos respeitá-las como elas são e não rejeita – las. Trabalhar os limites e regras e regras respeitando os coleguinhas, não bater, não rejeitar os coleguinhas diante das brincadeiras oferecidas, ou por causa da cor.
No segundo momento contar a historinha da tartaruga e a lebre, e através da história explicar, que a tartaruguinha ela anda devagar, mas que ela conseguiu chegar no tempo certo da corrida, e que no nosso meio há coleguinhas que também tem dificuldades de fazer as tarefinhas, e a minha turma é maternal I A, então tenho que explicar que os coleguinhas andam devagar, e que precisamos respeitá-los, diante das dificuldades e que devemos esperar aqueles que não consegue andar depressa na fila, quando estamos indo para o almoço nos passeios que fazemos, nas brincadeiras, não bater no coleguinha, respeitar as diferenças, e cantar a musiquinha, do não atire o pau no gato por que isto não si faz, e que ele é nosso amiguinho, e trabalhar outras músicas, que envolvem, todos: como a brincadeira de roda, envolvendo outras turmas, trabalhando as diferenças com a interação.
sábado, 23 de abril de 2011
ATIVIDADE1.2 - REGISTRANDO A PRÓPRIA REFLEXÃO
Aprendendo e brincando com a música
Professoras: Neuza
Quantidade de alunos da turma do maternal II: 13 alunos professora Neuza
Quantidade de alunos da turma do pré I: 20 alunos professora Noemi
Objetivo: despertar a importância e capacidade do aluno, através da musica e movimento.
Área do conhecimento; trabalharemos de forma interdisciplinar.
Cronograma. Durante todo ano.
Recursos. Usamos durante as aulas alguns instrumentos, aparelho de som, música gravada em CDs, músicas gravadas em DVDs, alguns instrumentos musicais.
Desenvolvimento:
A música e um poderoso recurso para se utilizar na educação infantil, uma vez que ela tem um poder criativo, lúdico e livre, e esses três elementos são essenciais para a educação infantil.
Tanto na musica como na educação infantil, os gestos, os movimentos, o raciocínio lógico e a percepção são elementos essenciais; assim, a música se torna uma aliada na formação da criança desde a educação infantil.
O valor da atividade lúdica no desenvolvimento da criança segundo a opinião dos professores da escola de educação infantil Jacy Kuhn Salamoni.
Revela si que a musica e uma maneira que a criança aprende descontraída através da integração com alegria e espontaneidade no processo de ensino e aprendizagem, sendo algo indispensável no despertar das habilidades e potencialidades do aluno. Neste aprendizado com brincadeiras despertam-se o desenvolvimento de mudanças que ocorrem no celebro e na capacidade emocional de raciocínio do educando.
Minha reflexão na pratica de pesquisa. Pude perceber que nos devemos sempre estar nos renovando a cada dia, e as colegas também tem a mesma preocupação, demonstrando o envolvimento e participação com as formas de ensino no aprendizado das crianças. Não só da musica, pois este projeto ele já vem sendo desenvolvido há a algum tempo, mas diante das novas perspectivas de ensino da aprendizagem das tecnologias elas vieram nos dar novos caminhos norteadores que nos leva a refletirmos e reeducarmos nesse processo de educação que viabilize novos conceitos para nos, e a sociedade nos dando mais suporte de prática pedagógica.
Avaliação dos serão durante toda a execução do projeto, considerando a participação, interesse motivação e satisfação durante o trabalho realizado com os alunos.
MOMENTO DE REFLEXÃO ATIDADE 1.6
Em Primeiro lugar nós professores precisamos ter atitudes com ação necessária para este novo ensino, estando com a mentalidade reflexiva e aberta, com a ausência de preconceitos e particularidades de qualquer habito que limite a mente e que a impeça de considerar novos problemas de novas idéias, caminhos que integrem essas novas perspectivas das metodologias das tecnologias. Com esta atitude precisamos, escutar e respeitar diferentes conceitos, prestar atenção nas alternativas disponíveis, indagando as possibilidades que nos são oferecidas revendo os erros refletindo as razões que nos poderão favorecer e melhorar a prática pedagógica. No segundo momento esta atitude de ensino e de nossas reflexões deve consistir em nossas responsabilidades, com intelectualidades de considerar as conseqüências de um novo passo projetando significações e ter vontade de adaptar coerência e a harmonia daquilo que almejamos desenvolver a nossa prática pedagógica no ensino das tecnologias adaptando as de acordo com a nossa realidade da educação infantil, sabemos que a educação infantil é a base e que é de suma importância para o desenvolvimento das crianças, que visa o intelectual emocional, cognitivo, e afetivo, para toda a sua trajetória de aprendizagem
O CORPO: SENSIBILIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE MOVIMENTOS.
Os pontos da estratégia da aula é trabalhar com movimentos com a sensibilização do corpo, o professor pode sugerir o movimento e pedir para que o aluno repita, e explicar o que eles estão fazendo que tipo de movimento, como: bater pé, correr, andar devagar, entre outros movimentos, em seguida as crianças fazem os mesmos movimentos na seqüência. Dando continuidade a cada criança que poderá transformar- se em modelo, fazer o movimento e os demais repetem. Como na aula de educação física, levando os alunos a repetirem os movimentos. E também dar oportunidade para que a criança possa se expressar com a sua criatividade, como os meus alunos são menores de dois anos eu posso trabalhar de forma diferente, como por ex: através da musica posso cantar repetindo partes do corpo, cabeça, ombro, joelho, pé, ou colocar para andar sobre obstáculos, o recurso é sempre envolver os alunos, brincar de roda usando criatividade de forma que a criança faça os movimentos sugeridos.
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Neuza de Souza Araújo
Segundo o prof. Ladislau coloca no vídeo, a educação contemporânea esta havendo a densidade de conhecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo, trazendo mudanças na sociedade nas empresas nas agriculturas, escolas, enfim em todos os aspectos de espaços empresariais, e exigindo novas formas de trabalhos capacitações tecnológicas formações através de cursos nos viabilizando a qualidade de trabalho, em todos os setores da sociedade, assim diante desta nova visão de novos métodos de ensino, e de aprendizagem, que a nós esta sendo repassado, e que estamos recebendo enquanto cidadões e professores temos encontrado vários obstáculos, dificuldades, e o sentido destas dificuldades de nossa parte é que para a grande maioria esses avanços tecnológicos não faziam parte de nossa realidade, no entanto temos que revermos os conceitos e estarmos abertos para nos reeducarmos novamente, nos esforçarmos diante das circunstâncias. Pois para o aluno não é difícil porque esses avanços já fazem parte do cotidiano deles, enquanto que para nós, os métodos de ensino eram totalmente diferentes, não tínhamos acessos com essas tecnologias. Porem como facilitadores e cidadões que visa fazer a diferença, temos que superarmos estas dificuldades. Ele também coloca outra linha de pensamento, idéia de outro especialista, onde ele diz que o importante não é a cabeça cheia de informações, e sim de estarmos nos preocupando em nos reorganizamos estas informações em nossa mente. Com esta nova visão e metodologia de ensino, tanto para nós orientadores como para a sociedade devemos procurar ser mais organizados e ensinar como a criança deve se organizar com o material de aula, não levar material desnecessário, suas atividades, não só a nós, mas aos pais e sociedade, enfim, para contribuirmos dessa forma com a educação devemos refletir o que estamos fazendo para que estas mudanças ocorram em nosso meio? Estamos revendo estes conceitos e repensado de forma que possamos superá-las. Procurar ministrar conteúdos que trabalhe no foco testas questões problemas e revisar os meios que temos desta nova metodologia. Procurar acompanhar quem tem estas dificuldades mais de perto mais próximos. Pois as informações estão nos viabilizando todas as informações que precisamos, quanto às articulações que nortearão os diversos espaços, pois temos amplas informações elas vêm de todas as formas da mídia, do radio, computares e outros, só precisamos saber aproveitá-las.
sexta-feira, 22 de abril de 2011
terça-feira, 29 de março de 2011
quem sou eu
Quem sou eu? Como aprendiz e professor?
A expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.
A realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a escola novos desafios. Encontramos, no cotidiano, situações que demandam o uso de novas tecnologias que provocam transformações na nossa maneira de pensar e de nos relacionarmos com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor.
A exigência de aprender continuamente ao longo da vida constitui na sociedade atual um desafio para todas as pessoas e uma necessidade premente colocada aos educadores. Não se trata apenas de ter acesso a informações, mas sim de saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, transformar as informações em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.
A experiência vivida e aquilo que o sujeito pensa, pode ser manifestado pela fala pelo gesto, ou pelas palavras escritas. Conseguimos adentrar o conhecimento subjetivo à medida que compreendemos o que foi pensando com a fala ou palavra. Cada explicação dada pelo professor mostra o seu pensamento rico em informações sobre sua ligação com o mundo, com a escola, com o aluno e com seu modo de trabalhar.
Como educadores precisamos ter sensibilidades para acatar e compreendermos a realidade do educando e valorizar o ritmo de cada um, suas experiências, pois o que é tão difícil para nós, para eles não tem nada de tão complicado, porque eles já fazem parte teste novo mundo cheio de inovações, enquanto que para nós nada disso existia, e o que fez isso tornar tão difícil para nós, foi porque demorou tanto tempo para estas novas inovações chegar ate nós, não para todos, mas a grande maioria sim, principalmente para nós do interior.
E o avanço da tecnologia faz com que a escola busque novos paradigmas para que tenhamos novas posturas pessoais e profissionais.
Para tanto, é necessário que o profissional da educação reflita sobre algumas implicações do avanço tecnológico, ou seja, seus pontos positivos e negativos.
Sabemos que esta ferramenta é composta de riscas oportunidades, porém, é indispensável para a sociedade atual e para a vida educacional.
No bojo das mudanças tecnológicas, culturais e científicas, não há como prever quais serão os conhecimentos necessários para viver em sociedade e inserir-se no mundo do trabalho daqui a alguns anos. O desafio atual do sistema educacional é formar os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e saibam aprender a aprender ao longo da vida.